Thursday, March 31, 2016

Table Mountain e sua história

A atração mais popular da Cidade do Cabo é sem dúvida, a Table Mountain; esta montanha naturalmente plana parece estar protegendo a Cidade Mãe tão carinhosamente que, é um lembrete diário, do quão bonita a cidade de Cape Town é, verdadeiramente. A Table Mountain tem um número estimado de 800.000 visitantes por ano; no total, 20 milhões de pessoas já subiram até o topo, ao longo dos anos. A montanha e seu teleférico tem uma rica história – bem antes do próprio teleférico - que teve início em 04 de outubro de 1929.

Considerando que, antes do teleférico, existia o único caminho até a montanha (a pé) e o feito era realizado somente pelos mais aventureiros. Em 1790 a alpinista Lady Anne Barnard, viria a se tornar a primeira mulher a escalar a montanha. Em sua viagem, a aventureira tinha alguns escravos e sua própria empregada doméstica; juntos eles começaram a sua jornada até a montanha através de Platteklip Gorge. Depois disso, muitas das pessoas da cidade começaram suas caminhadas até a montanha, tornando-se um atividade bastante popular.

Acredita-se que até o final de 1870 algumas das figuras mais proeminentes da Cidade do Cabo, pediu uma espécie de transporte ferroviário para o topo da montanha, mas a implementação do projeto foi interrompido pela Primeira Guerra Anglo-Boer em 1880.

Em 1912, o Conselho Municipal da Cidade do Cabo foi até H.M. Peter, um famoso engenheiro, a fim de propor algumas idéias para um tipo de sistema de transporte público na montanha. A idéia de Peter foi de um funicular, que seria executado sobre trilhos a partir de Oranjezicht à Platteklip Gorge. O projeto foi 100% aceito pela cidade, apesar do abusivo custo da construção, de £ 100, 000. Mas, os planos foram então, parados por outra guerra, a Primeira Guerra Mundial, que ocorreu entre 1914 e 1918.

Em 1926, Trygve Stromsoe (outro engenheiro) propôs o projeto de um teleférico para o conselho da cidade - idéia que provou ser muito interessante para um grupo de empresários ricos e, após apresentar seu modelo para as pessoas certas, o dinheiro foi fornecido para o início da construção do primeiro teleférico. Tudo ocorreu bem na construção e, embora difícil e perigosa, não ocorreu nenhum acidente – o que dá uma orgulhosa reputação à Table Mountain.




A construção foi concluída em dois anos e, em 04 de outubro de 1929, Reverendo A.J.S. Lewis, então prefeito da Cidade do Cabo, supervisionou a abertura oficial do primeiro teleférico. A cerimonia foi assistida por 200 dos cidadãos da Cidade do Cabo.

Ao longo dos anos, o famoso bondinho passou por diversas melhorias e os visitantes da montanha aumentaram drasticamente, tornando-se de longe, um dos lugares mais visitados na África do Sul. O fato é que, a Table Mountain para sempre será uma atração popular, seja para um passeio no teleférico, um dia de escalada pelas suas paredes ou para um voo panorâmico de helicóptero – a recompensa que essa montanha oferece, é imensurável.





Tuesday, March 29, 2016

#VocêSabia?

 Somos todos jovens J !


Segundo as pesquisas do censo nacional de 2011, quase metade (43,2%) da população do Cabo Ocidental está abaixo dos 25 anos – o que faz da cidade, uma verdadeira fonte da juventude. Se você souber onde ela fica, avise-nos ;) !



#SouthAfrica #CapeTown #Juventude #Youth 



Thursday, March 24, 2016

Bloubergstrand Beach: Um cartão postal de esportes e beleza

Quando se trata de atividades e esportes, Bloubergstrand é uma das melhores praias do Cabo Ocidental. Situada a cerca de 20 minutos de carro da Cidade do Cabo, Bloubergstrand é um dos destinos de kitesurf mais populares do mundo, oferecendo também o surf tradicional, windsurf e uma variedade de outros esportes ao ar livre.


#VocêSabia?

- Os primeiros moradores documentados de Bloubergstrand eram conhecidos como os “Goringhaikonas”.

- Kitesurf em Bloubergstrand, a cada ano, torna-se cada vez mais popular, atraindo profissionais e entusiastas de países como a Alemanha, os Países Baixos e os Estados Unidos, para citar apenas alguns dos mais dedicados.

- Qualquer pessoa que estiver em busca de uma boa dose de adrenalina vai encontrar facilmente um instrutor na área de Bloubergstand disponibilizando três ou quatro aulas aos interessados.

- Uma característica única sobre Bloubergstrand é o grande navio de carvão que encalhou na sua costa em 2009.

- Há, naturalmente, muitos outros grandes razões além de esportes aquáticos para visitar Bloubergstrand, como a vista deslumbrante da Table Mountain sob o Oceano Atlântico, que impõe sua beleza e sua altura no horizonte.

- Bloubergstrand é uma palavra de origem Afrikaans que significa "praia azul da montanha", uma referência muito bem feita para a paisagem de areais brancas e um mar azul claro.

- A praia é extensa, com amplo espaço na areia para esportes de praia, como o rugby, futebol, frisbee e assim por diante.

- A vida marinha que os visitantes encontram em Bloubergstrand pode ser contagiante, ao incluir várias espécies de golfinhos, focas do Cabo e baleias.

- Bloubergstrand também é um local histórico, por ter sido sede da famosa Batalha de Blaauwberg, em que soldados britânicos derrotaram os seus homólogos holandeses para ganhar o controle da colónia do Cabo em 1806. 






Tuesday, March 22, 2016

#VocêSabia?

3,2,1.. BUNGEE! O Bungy Jump da Bloukrans Bridge é operado desde 1997 pela empresa “Face Adrenalin” e fica na área do Tsitsikamma National Park, uma zona de preservação ambiental na Garden Route. A Bloukrans Bridge é uma ponte em formato de arco na Garden Route (N2 Highway), sobre o rio Bloukrans, que faz a fronteira entre as províncias de Eastern Cape e Western Cape. Esta ponte conecta um lado à outro de um grande vale natural, que, alguns metros adiante da ponte encontra-se com o mar. É do centro da estrutura desta ponte que são realizados os saltos de bungy jump.
O Bungy Jump da Bloukrans Bridge, possui uma série de recordes mundiais associados a ele. Em 2003, foi reconhecido como o maior bungy jump comercial do mundo, com uma altura total da queda livre de 216 metros. Em  2008, ele foi parte também de dois outros recordes. Naquele ano, Veronica Dean realizou 19 saltos em uma hora e Bill Boshoff fez 101 saltos num período de 24 horas. Em 2011 este recorde for quebrado novamente no Bungy Jump da Bloukrans Bridge quando Scott Huntley realizou 107 saltos em 24 horas. Em 6 de Abril de 2010, Mohr Keet registrou outro recorde mundial na Bloukrans Bridge, como a pessoa mais velha a pular de um bungy jump,  aos 96 anos de idade. E aí, teria coragem?


#SouthernAmbition #FaceAdrenalin #BloukransBridge #Bungy216 #CapeTown #ÁfricadoSul #Natureza









Monday, March 21, 2016

Dia 21 de Março na África do Sul

Desde a década de 60, o dia 21 de Março na África do Sul não é apenas mais um dia no calendário. Sua importância nacional se deve a um fato extremamente relevante em sua história. O Dia dos Direitos Humanos, é um feriado nacional que venera os sacrifícios que os sul-africanos reprimidos pela política, fizeram por sua liberdade. Neste dia, em 1960, cerca de 5.000 pessoas se reuniram em frente à estação de polícia no município de Sharpeville.
A multidão era pacífica, mas, acusada de desobedecer as leis de passe ao lutarem por uma condição menos desumana. Condição onde as armas da polícia foram impostas - e 69 pessoas morreram em um dos piores massacres da história.



Um grito de liberdade contra a discriminação


O dia 21 de Março teve seu espaço de forma marcante no país. A data é também o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial das Nações Unidas. É o dia em que, em 1960, 69 sul-africanos comuns foram mortos a tiros pela polícia - para protestar contra as leis de passe do apartheid.
O protesto teve lugar no município histórico de Sharpeville, que fica entre as cidades industriais de Vanderbijlpark e Vereeniging, cerca de 50 quilómetros a sul de Joanesburgo.
O dia, também referido como Sharpeville e Dia dos Heróis, finalmente fez o mundo ciente da desumanidade do regime do apartheid.
Também impulsionou a própria luta dos sul-africanos de se libertarem de um regime ilegítimo cuja a resposta para os protestos era através de armas e injustiça.


Um dia muito sugestivo para refletirmos sobre nossa conduta como seres humanos, nosso respeito perante ao próximo e o sentido de igualdade diante de diferenças que, definitivamente, não diferenciam.




Friday, March 18, 2016

Carnaval na África? Tem sim!

Assim como no Brasil, a África do Sul também tem a sua cultura carnavalesca, onde a população da “nação arco-íris” comemora todas as suas expressões e cores, numa festa anual e marcante. O Primeiro carnaval da Cidade do Cabo teve lugar na Long Street , em meio às festividades eletrizantes da Copa do Mundo de 2010, que mobilizava o país. Foi neste local onde os gritos de um público feliz e cheio de inspiração pode ser ouvido, a desfrutar do espetáculo. Desde então , as multidões de espectadores no carnaval já aumentou para mais de 50.000 pessoas. Sua nova casa na Fan Walk, em Green Point, permitiu que o Carnaval da Cidade do Cabo pudesse se expandir criativamente e também na sua logística, proporcionando cada vez mais oportunidades para a expressão criativa , criação de empregos, a coesão social e o desenvolvimento econômico.


#BrasileÁfrica #Semelhanças #CapeTown #Carnaval #Expressão 







Tuesday, March 15, 2016

#VocêSabia?



O Afrikaans é a língua mais falada no Cabo Ocidental.
Apesar de ser uma das línguas mais jovens do mundo , o Afrikaans é a língua mais falada na província do Cabo Ocidental, com isiXhosa e Inglês,  com o segundo e terceiros lugares, respectivamente . Outro fato curioso: A demografia local: De acordo com o censo populacional de 2011, a população de Western Cape tem, (ligeiramente) uma borda feminina - com 50,9% de mulheres. #PoderFeminino!


#SouthernAmbition #CapeTown #Informação #Curiosidade #Afrikaans

Monday, March 14, 2016

Uma tarde em Kirstenbosch Botanical Gardens

Sawubona! Ontem, aproveitamos o domingo para conhecer um dos lugares mais bonitos da Mother City :) Vem com a gente no ‪#‎umpoucodeHistória‬, sobre esse lugar tão mágico em Cape Town:

Kirstenbosch Botanical Gardens é uma jóia da Cidade e da Península do Cabo, na África do Sul. O local é muito mais do que apenas um jardim de flores. Os jardins contêm plantas, árvores, arbustos, arbustos, as características da água, e muito mais. As flores são, na verdade, uma pequena parte do que Kirstenbosch tem para oferecer. Isto é o que o torna um lugar tão maravilhoso para se visitar, arriscar excelentes fotos e passar o tempo.
Situado no lado de Table Mountain, Kirstenbosch oferece uma espiada no presente e no passado da flora da África do Sul. O jardim foi criado oficialmente em 1913, mas a área foi ocupada e utilizada - de uma forma ou de outra - desde a Idade da Pedra (artefatos encontrados lá comprovam o fato). O nome Kirstenbosch significa "Floresta de Kirsten," e a idéia dessa denominação estaria associada à uma família com o sobrenome Kirsten, embora seja apenas uma suposição. Ninguém realmente sabe exatamente como Kirstenbosch ganhou o seu nome, que foi usado pela primeira vez oficialmente em 1795, em um documento de inventário, durante a ocupação britânica.








#VocêSabia?





“Uthando” é uma palavra de origem Zulu, que tem em um dos significados a palavra “amor”. O mesmo amor que temos pela África e, sim, tão grande quanto :)




#SouthernAmbition #LoveAfrica #LoveCapeTown #Uthando #Construamor #ShareUthando

10 coisas imperdíveis para fazer em Cape Town

Sawubona à todos! Viajar é sempre uma descoberta - nos faz perder a conta de tantos lugares, sensações e fotografias. Por isso, preparamos uma lista com as 10 atrações mais imperdíveis de Cape Town - sendo algumas delas, gratuitas ;) 

Cape Town tem tudo o que você quer e precisa: praias excelentes, paisagens e fauna deslumbrantes, gastronomia de renome mundial e vida noturna agitada. Não importa o que você está procurando, você irá encontrar na "Cidade Mãe". Aqui estão os nossos top picks para o que fazer:
1. Visite a Península do Cabo
Começando por um dos cartões postais da cidade: aprecie os locais do Table Mountain National Park, um património mundial natural e uma das sete maravilhas do Mundo. Apenas certifique-se de que você é capaz de fazer tudo em um lugar tão incrível. Vale a pena anotar: o famoso Cabo da Boa Esperança, Cape Point e Praia de Boulder, que abriga uma colônia de pingüins africanos.

2.Visite o Cape Winelands
Apenas cerca de uma hora de carro de Cape Town encontra-se Cape Winelands. Franschoek e Stellenbosch são algumas da regiões favoritas pelos visitantes. Vale a pena anotar: Três vinhedos para visitar em Franschhoek são Môreson, La Petite Ferme, e Haute Cabrière; Franschhoek é também o lar - sem dúvida – de um dos melhores hotéis do mundo: “La Residence”, basta perguntar ao Sr. Elton John. Mesmo numa viagem “low budget”, vale a pena entrar para usufruir do luxo visual e tirar boas fotos.
Stellenbosch é também uma grande região para visitar, com vinhos e paisagens que você não vai esquecer tão cedo.

3. A vida é uma praia
Mergulhe – literalmente – nas praias paradisíacas pela costa do Cabo. A dica é: uma boa caminhada à beira mar em Sea Point, passando por Clifton Beach e Camps Bay, além de toda a costa banhada pelo Índico e pelo Atlântico. As praias da África do Sul é uma questão que dispensa explicações, a não ser após estar em algumas delas, para tentar alguma explicação.

 4. Mergulhe na História Sul-Africana
Visite cela da prisão de Nelson Mandela - onde o primeiro líder da democracia do país passou quase 20 anos - em Robben Island. Os tours são feitos por ex-prisioneiros e ouvindo suas histórias pessoais, a experiência é absolutamente impagável. Prometemos depois de sua visita que você vai ser inspirado para aprender mais. A fascinante e inspiradora Robben Island é um símbolo tanto de séculos de opressão cruel quanto o triunfo da esperança.

5. Aprecie a vista
Um dia dedicado à Table Mountain para as vistas deslumbrantes e expansivas da Cidade do Cabo é obrigação. Se você está procurando inspiração e ainda fazer algum exercício, embarque em uma trilha de 2 horas até o topo da Table Mountain. Para os aventureiros, fazer o percurso da volta descendo de rappel. Para os mais conservadores no quesito “aventura”, existe a opção de Aerial Cableway , um bondinho que te leva para o topo da montanha.

6. Conheça os Townships
Townships foram criadas como áreas de fuga para os “não-brancos” durante o regime do Apartheid –  locais que ainda são o lar de uma vasta quantidade da população hoje. Além de aprender sobre o passado do país, você será tomado pelo idioma Xhosa e Zulu, falado pelos habitantes.

7. Coma até seu coração sair pela boca
Você pode se surpreender ao saber que Cape Town é o lar de umas das melhores gastronomias do mundo. “The Test Kitchen”, recentemente elogiado como um dos melhores restaurantes do mundo em San Pellegrino, é o restaurante mais exclusivo da cidade (por isso, ligue com antecedência para arriscar alguma reserva) pois o menu de degustação não irá decepcionar; suas pequenas placas fará com que seu paladar dance. Para deliciosos bolinhos, tortas e gostosuras,  a visita é no Charly Bakery.

8. Visite Victoria & Alfred Mall/ Waterfront
Este destino de compras e entretenimento é uma obrigação - e excelente para qualquer faixa etária também - com muitos eventos gratuitos, concertos ao ar livre e muitas opções de compras. O Mercado V & A no cais também é um "must-see" para os visitantes.

9. Long Street
Long Street tem algumas das melhores lojas da cidade. Além de excelentes produtos e opções de qualidade, a rua oferece também a melhor noite de Cape Town. Repleta de bares, restaurantes e lazer noturno, a Long Street nunca dorme.

10. Mergulhe em um mar infestado de tubarões
Quando você pensou que era seguro ir para a água ... Vá dentro da gaiola, sentindo a emoção de encarar um dos maiores predadores da terra. A África do Sul tem uma população de tubarões extremamente diversificada. Um quarto das espécies de tubarões do mundo (precisamente 98) habitam em águas sul-Africanas e, cerca de 40 deles, chamam de casa as águas ao redor de Cape Town.
Viciados em adrenalina vão querer fazer a viagem de 175 km para Gansbaii, a capital mundial do tubarão branco.