Friday, May 20, 2016

Estudando em Cape Town - Levando conhecimento para fora da sala de aula.

Vamos lá para mais um post sobre como é estudar em Cape Town.
Na semana passada eu listei aqui no blog alguns motivos para investir nos estudos na cidade, e agora começo uma jornada semanal para contar como está sendo essa experiência.



Para darmos start, vou falar de um dos pontos listados na semana passada e que eu acho muito interessante: a diversidade.

Como eu havia falado, em Cape Town vivem pessoas de vários cantos do mundo, cada uma em busca de uma vivência diferente na cidade.
Na minha classe, por exemplo, há pessoas de Moçambique, Madagascar, Congo, e até mesmo mãe e filha estudando juntas. Elas são do Egito e moram em Cape Town há alguns meses.
Durante as aulas, temos o costume de sair um pouco do conteúdo de aprendizado e falarmos também de questões de cada um dos alunos ou de seu país, o que gera um conhecimento e troca de informação entre os estudantes. Falamos muito sobre Brasil e nossa cultura, inclusive. E sim, as pessoas acham lindo a forma como nós falamos e muitas vezes pedem para eu traduzir palavras ou frases do inglês para o português para aprenderem a falar.
 
A cada semana um estudante faz uma apresentação falando de algum assunto que ele considera interessante ou sobre algo que ele já fez ou faz.
A Lorraine, sorteada para a semana, falou de seu trabalho em uma organização de Cape Town que atende crianças com deficiência física e mental. Percebemos ao longo do diálogo como este é um assunto frágil e requer uma certa sensibilidade para ser entendido.

O trabalho é sensacional, realmente admirável como as pessoas que trabalham lá se colocam a disposição para ajudar essas crianças que, muitas vezes foram abandonadas e encontram na organização além de cuidados especiais, um verdadeiro lar.
A apresentação gerou uma discussão muto positiva e construtiva. Deu para perceber que as pessoas se interessaram mais pelo assunto e para ajudar também. Eu sou uma delas. :)

No comments:

Post a Comment