Monday, March 21, 2016

Dia 21 de Março na África do Sul

Desde a década de 60, o dia 21 de Março na África do Sul não é apenas mais um dia no calendário. Sua importância nacional se deve a um fato extremamente relevante em sua história. O Dia dos Direitos Humanos, é um feriado nacional que venera os sacrifícios que os sul-africanos reprimidos pela política, fizeram por sua liberdade. Neste dia, em 1960, cerca de 5.000 pessoas se reuniram em frente à estação de polícia no município de Sharpeville.
A multidão era pacífica, mas, acusada de desobedecer as leis de passe ao lutarem por uma condição menos desumana. Condição onde as armas da polícia foram impostas - e 69 pessoas morreram em um dos piores massacres da história.



Um grito de liberdade contra a discriminação


O dia 21 de Março teve seu espaço de forma marcante no país. A data é também o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial das Nações Unidas. É o dia em que, em 1960, 69 sul-africanos comuns foram mortos a tiros pela polícia - para protestar contra as leis de passe do apartheid.
O protesto teve lugar no município histórico de Sharpeville, que fica entre as cidades industriais de Vanderbijlpark e Vereeniging, cerca de 50 quilómetros a sul de Joanesburgo.
O dia, também referido como Sharpeville e Dia dos Heróis, finalmente fez o mundo ciente da desumanidade do regime do apartheid.
Também impulsionou a própria luta dos sul-africanos de se libertarem de um regime ilegítimo cuja a resposta para os protestos era através de armas e injustiça.


Um dia muito sugestivo para refletirmos sobre nossa conduta como seres humanos, nosso respeito perante ao próximo e o sentido de igualdade diante de diferenças que, definitivamente, não diferenciam.




No comments:

Post a Comment