Thursday, March 31, 2016

Table Mountain e sua história

A atração mais popular da Cidade do Cabo é sem dúvida, a Table Mountain; esta montanha naturalmente plana parece estar protegendo a Cidade Mãe tão carinhosamente que, é um lembrete diário, do quão bonita a cidade de Cape Town é, verdadeiramente. A Table Mountain tem um número estimado de 800.000 visitantes por ano; no total, 20 milhões de pessoas já subiram até o topo, ao longo dos anos. A montanha e seu teleférico tem uma rica história – bem antes do próprio teleférico - que teve início em 04 de outubro de 1929.

Considerando que, antes do teleférico, existia o único caminho até a montanha (a pé) e o feito era realizado somente pelos mais aventureiros. Em 1790 a alpinista Lady Anne Barnard, viria a se tornar a primeira mulher a escalar a montanha. Em sua viagem, a aventureira tinha alguns escravos e sua própria empregada doméstica; juntos eles começaram a sua jornada até a montanha através de Platteklip Gorge. Depois disso, muitas das pessoas da cidade começaram suas caminhadas até a montanha, tornando-se um atividade bastante popular.

Acredita-se que até o final de 1870 algumas das figuras mais proeminentes da Cidade do Cabo, pediu uma espécie de transporte ferroviário para o topo da montanha, mas a implementação do projeto foi interrompido pela Primeira Guerra Anglo-Boer em 1880.

Em 1912, o Conselho Municipal da Cidade do Cabo foi até H.M. Peter, um famoso engenheiro, a fim de propor algumas idéias para um tipo de sistema de transporte público na montanha. A idéia de Peter foi de um funicular, que seria executado sobre trilhos a partir de Oranjezicht à Platteklip Gorge. O projeto foi 100% aceito pela cidade, apesar do abusivo custo da construção, de £ 100, 000. Mas, os planos foram então, parados por outra guerra, a Primeira Guerra Mundial, que ocorreu entre 1914 e 1918.

Em 1926, Trygve Stromsoe (outro engenheiro) propôs o projeto de um teleférico para o conselho da cidade - idéia que provou ser muito interessante para um grupo de empresários ricos e, após apresentar seu modelo para as pessoas certas, o dinheiro foi fornecido para o início da construção do primeiro teleférico. Tudo ocorreu bem na construção e, embora difícil e perigosa, não ocorreu nenhum acidente – o que dá uma orgulhosa reputação à Table Mountain.




A construção foi concluída em dois anos e, em 04 de outubro de 1929, Reverendo A.J.S. Lewis, então prefeito da Cidade do Cabo, supervisionou a abertura oficial do primeiro teleférico. A cerimonia foi assistida por 200 dos cidadãos da Cidade do Cabo.

Ao longo dos anos, o famoso bondinho passou por diversas melhorias e os visitantes da montanha aumentaram drasticamente, tornando-se de longe, um dos lugares mais visitados na África do Sul. O fato é que, a Table Mountain para sempre será uma atração popular, seja para um passeio no teleférico, um dia de escalada pelas suas paredes ou para um voo panorâmico de helicóptero – a recompensa que essa montanha oferece, é imensurável.





No comments:

Post a Comment